sábado, 4 de agosto de 2007

O Juramento de Hipócrates

Gente, o ano está terminando ( Já? É, o tempo voa, como voaram esses seis anos no curso de medicina), mas para mim se iniciará uma nova fase, um novo ciclo: serei médico. Estarei por mim mesmo, assumindo a responsabilidade de cuidar de uma vida! Minha formatura será em dezembro, e dentro desse contexto e seguindo uma tradição, não somente eu, mas todos que se formam em medicina, devem fazer o Juramento de Hipócrates, que é considerado o pai da medicina. Pelo ano 400 a.C., Hipócrates escreveu esse juramento, onde jura solenemente usar sua arte, unicamente, em benefício dos pacientes. Ei-lo então:
"Juro por Apolo médico, por Asclépio e por Higéia, por Panacéia e por todos os deuses e deusas, tomando-os por testemunhas, que cumprirei, segundo meu poder e minha razão, o seguinte:
Considerarei meu mestre em medicina como um pai …
Aplicarei os regimes para o bem dos doentes, à medida do meu poder e do meu entendimento e procurando evitar qualquer maldade ou dano.
A ninguém ministrarei um remédio mortal, mesmo a pedido, do paciente, nem farei qualquer sugestão para tirar a vida …
Conservarei imaculada minha vida e minha arte.
Calarei de tudo quanto veja e ouça, dentro ou fora de minha atuação profissional - que se refira à intimidade humana …
Se eu cumprir esse juramento com fidelidade, que me seja dado gozar felizmente minha vida e a de minha profissão, honrado para sempre entre os homens; se dele me afastar ou infringi-lo, suceda-me o contrário".

Nenhum comentário: